DESAFIO PRAZEROSO

Uma escola que vê além. Onde a própria diretora, dona e fundadora da instituição, conhece todos os alunos pelo nome. Uma forma diferente de ser escola, de dar atenção, de acompanhar, de valorizar, de entender e de preparar as crianças para a vida real, não apenas para um vestibular ou uma prova de Enem.

No estudo preliminar foi identificado ser necessária a criação de linhas visuais e de apresentação de conteúdo que diferenciassem os alunos e famílias dos diversos segmentos da escola, sob o risco das famílias e dos próprios alunos não se identificarem com a instituição, por não perceberem a sinergia necessária entre o que está sendo oferecido pelo Fórum Cultural e suas próprias expectativas em relação à escola.

Desta forma, foi desenvolvida uma linha de comunicação capaz de fornecer os elementos necessários para que o Fórum Cultural conseguisse se comunicar com os seus diferentes públicos, principalmente alunos e familiares, transmitindo a excelência oferecida pelo colégio nas diferentes fases da vida escolar de seus alunos.
 

A IDENTIDADE VISUAL


Extremamente forte, instigante e leve, o Programa de Identidade Visual que o Estúdio Claudio Ventura desenvolveu para o Fórum Cultural teve como proposta principal ser composta por estruturas básicas muito eficientes e sólidas, sobre as quais diversos elementos gráficos e fotos podem ser trabalhados. O resultado é a apresentação dos aspectos da realidade, espírito e valores tão presentes nos diversos espaços e vivências da escola com seus alunos, em suas diferentes fases de vida. 

 

A Paleta de cores é rica e muito singular, propiciando que, apenas pelas cores, já seja possível a comunidade do Fórum Cultural reconhecer no meio do conturbado cotidiano, uma “ilha” de respeito, paz e amizade, espíritos tão presentes na escola.
 

GRID DE

CONSTRUÇÃO

O Grid de Construção, estrutura básica criada para ilustrar as peças de comunicação da escola, pode ser preenchido com diferentes imagens, às vezes inteiras, às vezes cortadas, de forma a oferecer maior ênfase em detalhes que sejam importantes em cada momento de comunicação. A relação entre estas imagens apresenta um forte contraste de formas, cores, conceitos e significados.

Assim, cada peça de comunicação se ajusta perfeitamente à sua função e ao seu público, sem abandonar a Identidade Visual extremamente forte e marcante.

Além do conceito a ser transmitido por cada imagem, seu conjunto aplicado nas peças é trabalhado para que as cores e linhas de construção, bem como toda a sua relação com as imagens adjacentes, ofereçam um destaque forte e agradável ao olhar.

Em contraste com este excesso de informação visual, foi criado um padrão mais delicado, majoritariamente composto pela relação entre planos de cores pastéis e suaves. Sobre tal padrão, são trabalhados alguns ícones ilustrados que apresentam elementos da vivência acadêmica, contextualizando com exatidão a proposta da instituição de forma lúdica e leve.