O INCT-INOFAR é um grupo formado por mais de 40 laboratórios, instituições de pesquisa e ensino, no Brasil e no exterior, com 2 focos de atuação: o desenvolvimento de drogas inéditas e o desenvolvimento de genéricos.

 

Com demandas muito específicas da academia e as metas de divulgar as ações do grupo junto ao meio nacional e internacionalmente; apresentar os resultados do trabalho para os órgãos de incentivo e fomento e atuar junto ao grande público contra a cultura da automedicação, são desenvolvidas diversas ações de comunicação, promoção e eventos do INCT-INOFAR.

RELATÓRIO

ANUAL

2009

O relatório de 2009 marcou o início dos trabalhos do Estúdio Claudio Ventura com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovações de fármacos (INCT-INOFAR).

Com projeto gráfico alinhado com o que existe de mais atual em diagramação, tratamento de imagens e layout no mundo, a publicação chegou à comunidade química internacional e apresentou o grupo brasileiro como importante referência mundial.

A edição marcou também o início da utilização do Don Quixote como mascote dos relatórios. Uma personalização de todo o espírito de busca pela ciência, característica tão marcante na atuação dos pesquisadores do INOFAR. 

 

Mantendo o padrão de qualidade instituído no Relatório Anual de 2009, as edições seguintes tiveram sempre um alto grau de exigência a atingir.

Mostrando sempre um projeto gráfico inovador e uma leitura gráfica diferenciada dos trabalhos realizados pelo INOFAR, as publicações e multimídias criadas como relatórios anuais dos anos seguintes foram ansiosamente aguardados pela comunidade científica brasileira. 

 
 
 

RELATÓRIO

ANUAL

2015

A obra criada pelo Estúdio Claudio Ventura Comunicação para o Relatório Anual do INOFAR do ano de 2015 foi um marco.

 

Todo desenvolvido em infográficos com uma paleta de cores muito marcante e um projeto gráfico diferenciado e inovador, a obra apresenta uma proposta visual que resultou em importantes citações, novos projetos e convites do Estúdio para falar a respeito de todo o seu processo criativo e de desenvolvimento dos projetos.

 

E PARA AS CRIANÇAS...

Na área da popularização da ciência e do uso consciente dos medicamentos, o Estúdio Claudio Ventura desenvolveu uma série de produtos e peças de comunicação para funcionarem de forma isolada ou em conjunto com as ações da equipe de eventos do INCT-INOFAR.

Para as crianças, o Estúdio criou uma coleção de revistas em quadrinhos que apresenta o personagem Zequinha e sua turma em divertidas aventuras que sempre têm como pano de fundo o uso consciente dos diferentes medicamentos.

No final de todos os gibi's da Turma do Zequinha há uma série de exercícios e passa-tempos para as crianças se divertirem e aplicarem as lições assimiladas naquela revista.  

LASSBIO

20 anos

Um dos principais laboratórios da rede de pesquisa do INCT-INOFAR é o LASSBio, que, ao completar 20 anos, ganhou o seu presente.

Contratado pelo laboratório, o Estúdio Claudio Ventura desenvolveu um livro comemorativo com edição limitada que registrou a história, não só do próprio laboratório, mas também dos principais cientistas e professores que passaram pelo LASSBio. Uma obra que se transformou em um livro de referências e memórias para todos aqueles que escreveram a história desta importante instituição da pesquisa científica brasileira.

 

Um pequeno livro de leitura fácil, distribuído de forma impressa e digital, capaz de apresentar rapidamente o que é o INCT-INOFAR e sua importância para a área da pesquisa da química medicinal no Brasil e no mundo. O booklet é uma publicação que através de poucas páginas, transmite sua mensagem e apresenta ao leitor este importante grupo de pesquisadores, coordenado e quase que totalmente formado por cientistas e professores brasileiros.

Uma obra capaz de coroar a história da mais importante Escola de Verão voltada para a Química Farmacêutica e Medicinal Brasileira, uma história reconhecida e referenciada por muitos dos mais importantes químicos mundiais. Uma escola decisiva na definição das carreiras de milhares de jovens.

Para solucionar este desafio, o Estúdio Claudio Ventura criou um livro de grande formato que simula um caderno de anotações de algum aluno que hipoteticamente teria comparecido a diversas, se não a todas, as edições do evento.

O resultado?

A sinapse perfeita entre a cidade do Rio de Janeiro e a Química Medicinal, em uma obra repleta de ilustrações e fotos, ao longo de um texto mais do que descontraído e cativante!

Tudo sob a batuta de uma diagramação única, trabalhada sobre um projeto gráfico excepcional!