Início dos anos 2000, estamos na cidade brasileira com o terceiro IDH do país e um Prefeito que anda de ônibus.

Como apresentar para a população desta cidade um governo que se propõe a estar sempre perto? Um governo que deseja estar presente no dia a dia de cada cidadão? Um governo que deseja primeiro entender as necessidades das pessoas para, a partir daí, planejar suas políticas públicas?

Este foi o desafio para a criação da marca e da Identidade Visual do Governo Municipal de Niterói no ano de 2002.

Para atender aos atributos apresentados, foi criada uma Marca que representou de maneira clara a proposta agregadora, positiva e conciliadora da administração municipal.

Por ser conhecida como a cidade sorriso, e ainda manter um clima de cidade pequena, onde todo mundo se conhece, o espírito alegre, que valoriza a diversidade foi outro ponto a ser considerado na concepção da Marca.

O resultado foi um simbolo gráfico simples, único, e com muita personalidade, onde as cores e as diferentes formas das estrelas humanizadas agregaram muito ao espírito leve e positivo da Marca. Outro ponto importante foi a eliminação das pontas das estrelas humanizadas, suavizando assim as figuras.

Este símbolo, posteriormente, foi utilizado como referência para criação das marcas de diversas outras prefeituras.

Para completar esta proposta de valor da Marca e vestir a cidade com o espírito agregador e alegre proposto pelo Estúdio Claudio Ventura, foi criado um amplo Programa de Identidade Visual que, detalhadamente exposto no Manual de Marca, foi distribuído e implantado por todas as autarquias municipais.

Em pouco tempo, não só as pessoas vinculadas à administração pública local, mas os próprios cidadão, se identificaram com a proposta de valor da Marca, entendendo a proposta da Prefeitura, se aproximando e se envolvendo com as ações e propostas da administração municipal.